Gatos pretos sofrem ainda mais preconceito em datas como sexta-feira 13
sex , 13/8/2010
Luciana Florence
Proteção aos animais Tags: gato preto
Até os dias de hoje, há quem acredite que gatos pretos atraem maus presságios. Essa superstição fica ainda mais forte em datas como a sexta-feira 13. Esse preconceito contra os gatinhos pretos nasceu há muitos anos atrás, quando se acreditava que os bichanos eram os companheiros de bruxas e feiticeiras, portanto para alguns, criaturas malignas.
Por causa das inúmeras maldades com esses animais, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo precisou tomar uma atitude nos últimos anos. O órgão deixou de disponibilizar para adoção os bichanos em dias próximos a datas supersticiosas como o Dia das Bruxas e sexta-feira 13. Porém, esse ano será diferente. Hoje, uma sexta-feira 13, é possível adotar um gatinho na entidade, basta que o candidato à adoção esteja apto e seja bem avaliado na entrevista feita no local.
Para ajudar na conscientização e descriminalização desses, a ONG Adote um Gatinho fez uma homenagem para dos gatos pretos em um vídeo postado no Youtube e no Facebook da instituição.
http://www.youtube.com/v/1leIAyiQFKw?fs=1&hl=pt_BR
Ainda assim, enquanto protetores e defensores dos animais trabalham pela conscientização da sociedade sobre a importância de proteger os gatos pretos nessa data, outras pessoas caminham no sentido contrário. É o caso da empresa carioca de mudanças, Gato Preto, completa em agosto 70 anos no mercado e decidiu dar a cada um de seus funcionários um gato preto, nesta sexta-feira 13. A ideia é das diretoras Bruna e Michele Carvalho, que parecem não se importar com o perigo a que estão submetendo esses animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário